Vídeo: Como lidar com os Media? (Sociedade Civil, RTP2)

23 Abr

Vídeo

Como lidar com os media? (90min)
(série “Sociedade Civil”, RTP2, 2011.04.05, 14h00)

Resumo

“O volume de informação que passa pelos nossos cérebros todos os dias, fornecido pelos vários meios de comunicação, é gigantesco.
Como selecionar a informação que verdadeiramente interessa?
Como distinguir fontes de informação fidedigna das falaciosas?
De que forma percecionamos a informação amplamente difundida nos blogs e nas redes sociais?
Em que medida devemos confiar nessa informação?
E como explicar aos mais novos como devem digerir a informação?

Numa outra vertente do assunto, também se levantam questões pertinentes:
Os órgãos de comunicação social são independentes?
Há manipulação da informação?
Quem determina – e como – o “interesse público” de uma notícia?”
(fonte: Sociedade Civil)

Sociedade Civil: Como lidar com os media?

Intervenientes

  • Alexandre Brito (Jornalista e especialista em multimédia)
  • Sérgio Sousa (Coordenador do programa “Nativos Digitais”)
  • Rita Sacramento Monteiro (Fundação Portuguesa das Comunicações)
  • Rogério Santos (Docente na Univ. Católica Portuguesa)
  • Sara Pereira (Investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Univ. do Minho)
  • Albino Almeida (Presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais – CONFAP)
  • Luís Magalhães (Presidente da Agência para a Sociedade do Conhecimento)

Apresentação: Fernanda Freitas

Temas

  • a criação de um observatório para a educação para os media
  • a importância da formação dos jovens quanto aos media
  • a articulação entre sociedade, instituições e media para aumentar a literacia mediática
  • os riscos dos media para os jovens
  • o problema dos “baby-sitters” electrónicos: TV, computadores, tablets, consolas, …
  • a importância de experimentar as novas técnicas de produção de conteúdos para melhor compreender os media
  • produção de conteúdos de forma amadora vs profissional
  • privacidade e longevidade digital da informação publicada online
  • riscos da publicação online
  • diferenças entre jornalistas e cidadãos que produzem conteúdos
  • riscos da cobertura de eventos em tempo real
  • o humor e o risco dos mal-entendidos
  • a formação em literacia mediática para todas as gerações
  • o desafio jornalístico da confirmação da informação em tempo real
  • o papel das famílias e das escolas na formação para os media
  • conciliação entre o universo online e o mundo real offline
  • importância dos jornalistas e dos professores como intermediários credíveis
  • vulnerabilidade dos jovens perante a programação e conteúdos dos media
  • influência dos amigos na escolha das fontes de informação
  • o risco da selecção excessiva da informação, e do “afunilamento” dos pontos de vista
  • como identificar fontes de informação fidedignas
  • carência actual de materiais didácticos para literacia mediática
  • a importância de consultar as fontes originais quando existem dúvidas
  • os riscos das traduções
  • o caso “Ensitel” e a dificuldade das respostas empresariais
  • a força dos boatos
  • o risco no jornalismo do cidadão vs o controlo e os filtros no jornalismo profissional
  • o risco e o valor das fontes anónimas

Destaques

“(Potenciar a educação para os media é também potenciar o exercício da cidadania, um objectivo realizável na perspectiva de Albino Almeida, quando existe uma opinião pública forte e esclarecida.)
“É importante que através destes meios e das escolas criemos uma opinião pública mais consciente, mais empenhada, que se mobiliza através de uma mensagem. A opinião é muito importante, a crítica é muito importante, mas mais importante do que isso é que quem critica, quem se mobiliza, tenha propostas, e isso é fundamental para mudarmos o mundo.”

— Albino Almeida (Presid. Confederação Nac. Assoc. Pais – CONFAP)

“O que é fundamental, e é mesmo a única maneira com que uma pessoa pode lidar com a informação e a comunicação na sociedade, é desenvolver o espírito crítico.
(Este espírito crítico para com os novos media, nos quais se incluem as redes sociais, prende-se sobretudo com a análise e recolha selectiva da informação recebida.)
É através da formação da própria pessoa e do seu espírito crítico para detectar essas situações, e usando os instrumentos normais de validação:

  • não usar uma única fonte (usar várias),
  • contrapô-las,
  • analisar as diferenças e as contradições,
  • referenciá-las em relação aquilo que são os princípios éticos que adopta para a sua vida e para a sua vida em sociedade e,
  • usar fontes de referência em que, por razões diversas, já criou confiança (de que a opinião daquele senhor ou daquele orgão de informação, é uma opinião validada e robusta nessa área.)

— Luís Magalhães (Presid. Agência para a Sociedade do Conhecimento)

Referências

Entidade Reguladora para a Comunicação Social – ERC

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade – CECS (Univ. Minho)

Estudo “Educação para os Media em Portugal: Experiências, Actores e Contextos” (pdf / online, 234 págs) | No Facebook
(Manuel Pinto, Sara Pereira, Luís Pereira, Tiago Dias Ferreira | Univ. Minho/CECS)

1º Congresso Nacional “Literacia, Media e Cidadania” – Univ. Minho, 25 e 26.03.2011 | Programa + Resumos (pdf, 129 págs)

Projecto “Escola do Futuro” (FPC/Museu das Comunicações)

Storyful – “Separate the news from the noise of the real-time web”

Projecto “Media Lab” – Diário de Notícias

Projecto “Media Smart” –  Literacia para a publicidade nos media

Debate

No Facebook | No blog oficial

Uma resposta to “Vídeo: Como lidar com os Media? (Sociedade Civil, RTP2)”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Destaque: Como lidar com os media? (Sociedade Civil, RTP2) « Sobre … | Media Brasileiro - 2011/04/25

    […] more from the original source: Destaque: Como lidar com os media? (Sociedade Civil, RTP2) « Sobre … Tweet This Post Mídia << HIPERSESSÃO: Audiência Média da Record no Brasil em Março […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: